segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Oração

Olá queridos (as),
Nesta semana quero compartilhar com vocês um pequeno texto sobre a oração. Como é importante este momento de entrega a Deus, este momento de comunhão com o nosso Senhor.
Espero que todos sejam edificados.
Com carinho,
Iara

Cremos que as pessoas não se aventuram a uma vida de oração porque desconhecem o que seja verdadeiramente a oração. O que é oração? Alguém pode responder que oração é falar com Deus. Não está errado, pois o vocábulo oração também significa discurso ou uma fala dirigida a alguém. Contudo é uma resposta superficial. Orar, à luz da Palavra de Deus, é algo bem mais transcendente, que deve expressar a sede e o desejo de ter a vida do próprio Deus, por meio de uma intimidade harmoniosa e permanente. Essa idéia é expressa pelo salmista: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? (Sl 42.2.) A oração é, portanto, a rede de ligação do espírito do homem com o Espírito do próprio Deus. E, através de um circuito bem-ajustado, tudo o que somos é transmitido para o Senhor, e tudo o que ele é se transmite a nós.

Sendo assim, oramos primeiramente para estabelecer uma profunda comunhão com o nosso Deus, através da adoração, do louvor e da gratidão. O nosso segundo propósito deve ser ver a sua vontade sendo cumprida de maneira plena em nossa vida e na vida pela qual oramos. E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1Jo 5.14.) E, finalmente, oramos para buscar quietude de alma, apresentando a ele nossas súplicas, permeadas de nossos sonhos, temores, inquietações, apreensões, preocupações, frustrações e qualquer outro sentimento que, porventura, esteja a desassossegar a alma.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4.6,7.)

É importante ressaltar que Deus se agrada de um coração limpo e transparente. Não podemos usar de falsos argumentos, tentando camuflar aquilo que estamos realmente sentindo. Davi expressou:

Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda... Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? (Sl 139.1-4,7.)

Assim, o melhor a fazer é abrir o coração através de uma conversa franca e direta com aquele que tudo conhece.
> Este texto faz parte do livro "A Plenitude da Mulher Cristã" (Iara Diniz)