terça-feira, 16 de julho de 2013

ESTOU FICANDO MAIS VELHA

Hoje completo mais um ano de vida. Que privilégio! Envelhecer é preciso. Quando me olho no espelho, vejo os traços, as marcas, as linhas que o tempo desenhou. Marcas causadas por lágrimas, mas também por muitos sorrisos e gargalhadas. Marcas das experiências sentidas e vividas. Marcas que avivam doces lembranças, especialmente, da adolescência quando me encontrei e me apaixonei pelo Autor da minha vida - Jesus Cristo. Traços que fazem ressurgir a alegria jovial do namoro, noivado e casamento com o meu amado esposo. Linhas desenhadas por lágrimas e sorrisos que se misturaram na mais extraordinária experiência de ser mãe - Isabella e Alexandre.




Muitos desafios... mas muitas realizações! Muitas lutas... mas muitas vitórias! Algum sofrimento? Oportunidade de me parecer um pouco com Jesus! Recompensas? Muitas! Meus filhos, genro e nora amando e servindo a Jesus. 








E neste tempo, de modo singular, a doce e preciosa Emanuelle, que desenha na minha face traços da mais pura alegria - ser vovó. 
  



Cansaço? Algum. Mas muitas mulheres curadas, restauradas, edificadas e famílias transformadas por este Brasil afora. 




Expectativas? Muitas. Em Cristo os sonhos se renovam, o chamado ministerial se fortalece e, sobretudo, a certeza de que nenhum só dos planos do Senhor será frustrado.


Gratidão? Muita! Pelo dom da vida, pela salvação, pela presença real do meu Senhor; pelo inefável amor do meu Pai; pelo companheirismo e amor do meu esposo; pela honra recebida dos meus filhos, pelos irmãos, amigos e familiares sempre presentes em todos os momentos. Enfim, gratidão pela oportunidade de ter vivido mais um ano para a glória do Senhor. Quantos anos? Cinquenta e sete. 



Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;
quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia (Salmos 103:1-5).


sábado, 1 de junho de 2013

O RENASCER DA ESPERANÇA

Tenho vivido, desde o dia 08 de maio, momentos tão especiais desde que minha netinha Emanuelle nasceu. Quando um bebê nasce, com ele renascem sonhos, propósitos e, sobretudo a esperança.




Esperança revelada em olhinhos tão cândidos, mas ao mesmo tempo tão espertos. 










Esperança que renasce do doce sono com doces esboços de sorriso. 



Como expressar em palavras sentimento da mais profunda experiência de tomar nos braços a filha da minha filha e poder cantarolar numa canção de ninar a verdade do Bom Pastor revelada no Salmo 23?
A mesma canção que há 30 anos atrás embalava minha preciosa menina.


Como definir em palavras a emoção de poder recitar a Palavra de Deus, como verdade absoluta, ao pequeno coração, sabendo que um dia, por si mesma, ela terá no coração e nos seus lábios tão preciosa Palavra?


Que gosto mais gostoso envolve a minha alma quando posso cantar canções de adoração ao Eterno e percebo nos olhinhos de Emanuelle a certeza de que Deus é conosco!

Emanuelle nasceu para nos lembrar sempre da presença gloriosa do Deus que Se fez homem e habitou entre nós -  Jesus Cristo - o Emanuel.
A Ele honra, glória, louvor e adoração para todo o sempre pelo privilégio que recebi de ser vovó!


Compartilho com você este momento da minha vida e aproveito para registrar o meu repúdio ao pensamento de que não é inerente à mulher a experiência da maternidade. O egoísmo e a ausência do conhecimento do Senhor tem levado mulheres a darem à luz apenas a carreira profissional, aos prazeres individuais e ao culto ao corpo. Estas coisas são desprovidas de valores eternos. Diferentemente de um bebê que nasce para fazer renascer valores que transcendem esse breve tempo que habitamos neste planeta. 


Para reflexão: Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre, seu galardão (Salmo 127).








quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NO TEMPO CERTO


Um ninho construído com muito esmero na pequena árvore da varanda. O casalzinho de pássaros trabalhou incansavelmente naquele projeto que receberia a semente da sua espécie. 


Lá estava o filhote envolto no carinho dos pais e no aconchego daquele ninho. Os dias se passaram e os pais começaram a dar sinais de que estava chegando o tempo de mover a moradia, para que o pequenino pudesse bater asas, ganhando a liberdade das alturas.

Uma mão desavisada e bem intencionada se dispôs a dar uma ajudazinha àquele processo. O filhote se assustou e caiu. Que tragédia para aquela família de pequeninos pássaros. O filhote no chão da varanda entrou em agonia, pois ainda não estava pronto para voar. Os pais pousados no guarda-corpo entraram em grande desespero. Ali estava uma família em momento de angústia e aflição. Chorei. Algo precisava ser feito.

Depois de muito esforço consegui pegar o passarinho-bebê e com a ponta do dedo colocar uma gotinha de água em seu bico. Coloquei-o de volta na pequena árvore e fiquei a espreitar. Que alegria ver os pais retornando com alimento para seu filhote! Aquela criaturinha estava a salvo e os pais aliviados.

No dia seguinte percebi que ele já conseguira voar para o galho de outra planta. Pouco depois, naquela mesma manhã, alçou voo experimentando a maturidade para ser livre. Um filhote voando e uma família vitoriosa sobre a adversidade. Celebrei a vida!

A Bíblia diz que tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Assim como aquele filhote precisava de mais um dia para alcançar a capacidade de voar, na nossa vida também precisamos saber esperar o tempo certo para cada acontecimento. 

Muitas vezes, a precipitação, a impaciência, a intolerância e a tentativa de dar um jeitinho meramente humano, podem levar a família a uma crise. Deus, na Sua infinita sabedoria, está a conduzir a nossa vida a cada dia, a cada estação, esperando o tempo certo para desfazer o “nosso ninho”, nos impulsionando a alcançar a liberdade encontrada na plenitude do Seu conhecimento. Toda experiência da vida nos leva a um estágio mais elevado de maturidade. Consequentemente poderemos voar sempre mais alto e com a segurança do propósito de Deus estabelecido para nós. Nem um dia a mais, nem um dia a menos, mas no exato tempo de Deus.




     

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O VELHO E O NOVO

Querido leitor,

Aquele que era novo e desconhecido tornou-se passado. Envelheceu! Dois mil e doze se foi levando consigo os momentos de intensa alegria, sonhos realizados, vitórias conquistadas; mas também os desencantos, as lágrimas da dor sentida, as decepcões, as tristezas e... quem sabe tantas coisa mais?

Entretanto, algumas coisas não podem ter ficado perdidas nas envelhecidas páginas de um tempo que não se pode recuperar. Dentre estas destaco a fé em Cristo Jesus e na Sua preciosa Palavra, que foi fortalecida nas retas e curvas da estrada de 2012; o amor a Deus e ao próximo mais intensificado nas manhãs e nas noites do velho ano; o compromisso com o testemunho cristão mais ampliado nas experiências vivenciadas nos telhados e nas varandas do ano despedido.

E, finalmente sem querer fechar esta questão, como tesouro resgatado do ontem, é preciso conservar a convicção de que, como filhos de Deus, estamos um tempo mais próximo do grande encontro prometido pelo Amado da nossa alma.

O Novo já começou trazendo nas suas asas grandes expectativas, novos projetos, novos sonhos e a esperança que brinca faceirmente no coração daqueles que conservaram a fé e o amor. Um novo ano sempre traz consigo uma nova oportunidade. Oportunidade de mudanças, de transformação, de restauração, de recomeço rumo a uma vida melhor.

Uma vida melhor só se faz possível se estiver mergulhada, acobertada, aconchegada, misturada com a verdadeira Vida que se chama Jesus Cristo, habitando em nós por meio do Seu doce e precioso Espírito Santo.

Que você possa em 2013 se candidatar a esta extraordinária aventura de conhecer e prosseguir conhecendo mais da intimidade e dos segredos; do caráter e da natureza; dos sonhos e propósitos que Deus o Pai tem sonhado em relação a você.

Que cada amanhecer deste novo ano você possa mergulhar nas águas profundas das misericórdias do Senhor e, em cada anoitecer, bailar ao som da sinfonia de grande fidelidade d'Aquele que te amou ontem, te ama hoje e te amará eternamente.