segunda-feira, 18 de junho de 2012

Se não amo a mim mesmo (a) como posso amar meu cônjuge?

Bom dia meus queridos (as),
Nesta semana quero deixar uma reflexão para o casais. Muitos conflitos no casamento não se limitam apenas ao amar o outro, mas antes, e principalmente, em amarmos a nós mesmos. Pense sobre este assunto!

Sejam abençoados(as)!

Com carinho,
Iara


Quem não ama a si próprio, não se sentirá feliz ainda que tenha tudo o que deseja. Já adultos, por que parece que, internamente, muitos de nós somos como uma criança solitária e insegura, que requer proteção, carinho e afeto?

Vários de nossos conflitos conjugais e familiares são reflexos do nosso próprio conflito interno. A visão que tenho de mim mesmo determina a maneira como me relaciono com meu cônjuge e meus filhos. Como posso amar aos outros, se não consigo amar a mim mesmo?

Palavra de Deus nos mostra página a página o amor de Deus por nós. E quando entendemos este amor incondicional e eterno, passamos por um processo profundo de cura e restauração. A Bíblia afirma: “Porque como você se imagina na sua alma, assim você é” (Pv 23.7). Devemos nos valorizar com base no espelho do amor de Deus, não conforme os outros nos avaliam. Antes da Psicologia,

Paulo escreveu: “Porque somos feitura de Deus” (Ef 2.10). Feitura é vocábulo que vem do grego “poiema”, referindo-se ao trabalho manual feito por um artesão. Somos o “poema” de Deus, sua “obra de arte”. Jesus disse: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39). Se não me amo, como amarei as pessoas? O apóstolo João escreveu (1Jo 4.19) – “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro”. Quando nos abrimos para o amor de Deus, sentimo-nos amados de modo pleno e podemos amar mais as pessoas, principalmente, os nossos familiares. Deus nos ama e nos aceita como somos, devemos nos questionar: “Por que não amaremos a nós mesmos”? É de Richard Bach, autor do livro “Fernão Capelo Gaivota”, a frase: “Durante muitos anos esperamos encontrar alguém que nos compreenda, alguém que nos aceite como somos, capaz de nos oferecer felicidade apesar das duras provas. Apenas ontem descobri que esse mágico alguém é o rosto que vi no espelho".*

Para que possamos ser benção para as pessoas, precisamos a ser benção para nós mesmos. Como vou cuidar de alguém se não me disponho a cuidar de mim mesmo?

*Fonte: Blog “Família, Raízes e Frutos”


Nenhum comentário:

Postar um comentário