segunda-feira, 23 de abril de 2012

REVENDO NOSSA MOTIVAÇÃO


Vamos pensar na motivação como uma força interna que nos impulsiona a determinada realização. Essa força é ativada a partir de necessidades, algumas comuns a todo ser humano e outras específicas conforme a realidade de cada um. Por exemplo, para uma pessoa faminta, a motivação de sobrevivência impulsiona-a para a busca de alimento.

De acordo com a teoria do psicólogo Abraham Maslow , a hierarquia de necessidades do ser humano tem, na sua base, as necessidades fisiológicas, que despertam motivos que as levem a evitar a fome, o frio, a sede e o calor excessivo. Uma vez que estas são supridas emergem outras necessidades: de segurança (evitação do perigo, garantia de bem-estar), de amor (que leva o ser humano a estabelecer vínculos afetivos, aceitação, inserção em grupos), de estima (responsável pela busca de realização, aprovação, competência e reconhecimento) e, por último, em estágio mais avançado, encontra-se a necessidade de auto-realização, que permite ao ser humano desenvolver suas capacidades potenciais e cumprir seus projetos pessoais.

Se Maslow fosse um cristão apaixonado por Jesus, possivelmente se lembraria de acrescentar, no topo dessa pirâmide motivacional, a necessidade mais excelente e mais nobre do ser humano, que é buscar fazer tudo para a glória de Deus, em obediência irrestrita, de acordo com o texto do apóstolo Paulo aos coríntios: “Quer comais, quer bebais (necessidades e motivações fisiológicas); ou façais qualquer outra coisa (incorpora todas as demais necessidades) fazei tudo para a glória de Deus” (I Co 10:31). Glorificar a Deus apresenta-se como a motivação primeira e última do verdadeiro crente. Alguns teóricos da psicologia não descobriram esta verdade, antes pelo contrário, alguns negaram a existência de Deus e assim negaram a maior necessidade do ser humano, que é estabelecer uma relação de intimidade com o Pai celestial, e a partir dessa estrita relação, agradar-Lhe o coração em todas as coisas – motivação correta.

Acontece que “fazer tudo para a glória de Deus” tornou-se um jargão no dialeto “crentês”, destituído do seu verdadeiro significado. Infelizmente, temos a tendência de tornar comum ou banalizar aquilo que é tão profundo e especial. Assim, como meros papagaios bem treinados, repetimos verdades extraordinárias sem a devida reflexão e atribuição de valor às mesmas. O que significa verdadeiramente buscar glorificar a Deus com nossas atitudes e realizações? Muitas vezes, pelo nosso coração ser enganoso (Jr 17:9), pensamos que estamos glorificando a Deus, quando, na verdade, são os nossos desejos mais egoístas e hedonistas que gerenciam nossas atitudes. O que Deus realmente quer que façamos para Sua glória ou o que fazemos buscando nossa própria glória? São perguntas a serem pensadas e respondidas com o máximo de clareza e sinceridade. São perguntas que ninguém poderá responder por nós a não ser nós mesmos, com o auxílio do doce Espírito Santo que nos conhece pelo avesso.

Em se tratando de motivação, tudo é, às vezes, tão sutil e tão dissimulado. Ao repassar meu arquivo de memória, chego a uma cena ocorrida dentro de um ônibus, certa manhã, quando me deslocava para o primeiro dia como professora de um seminário. Meu coração estava apreensivo, e alguns pensamentos inundaram minha mente como: “Senhor, o que vou fazer naquele lugar? Aquela turma sabe teologia muito mais do que eu. Aliás, eu não sei nada de teologia. Posso envergonhar o Teu nome”. Docemente, o Espírito de Deus interrompeu-me dizendo: “Você não está preocupada com o Meu nome, mas sim com o seu. Se você estivesse preocupada com o Meu nome, você descansaria em mim, pois sou Eu quem a quer ali e sou Eu quem usa você. Mas você está com medo de ser envergonhada, preocupada consigo mesma e com a sua própria reputação”. Depois desse diálogo interno com o Espírito Santo só me restou corar de vergonha e pedir perdão ao Senhor, confessando meu pecado de colocar a necessidade de estima (realização, aprovação, competência e reconhecimento) acima da necessidade de fazer tudo para a glória de Deus. O Senhor, através do profeta Jeremias, disse que: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” (Jr 17:9-10).

Então, qual a sua motivação?
(trecho extraído do livro “Ativismo Religioso – A família e a igreja” – Iara Diniz)

Com carinho,
Iara
 

Um comentário: