domingo, 13 de maio de 2012

Maternidade


Ser mãe é ter muitas responsabilidades e nesta semana em que se comemora o Dia das Mães quero aqui falar sobre este assunto.

Ela se divide em responsabilidade espiritual, moral, emocional, social e física. A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor, o que nos faz entender que antes de nos pertencerem, eles pertencem primeiramente a Deus. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. (Sl 127.3.)

É preciso educar e conduzir nossos filhos e cuidar deles com grande temor e dependência do Senhor..

Responsabilidade espiritual:

A mãe deve conduzir os filhos ao conhecimento do Senhor, levando-os a terem a experiência pessoal do novo nascimento e discipulando-os como verdadeiros seguidores de Jesus.

Responsabilidade moral:

A mãe tem também a grande responsabilidade de ensinar aos filhos os princípios morais que devem reger uma conduta de bons costumes e verdadeira cidadania. Isso acontece quando se estabelece limites, valoriza-se o respeito mútuo, preza-se a verdade e a integridade. AMOR + DISCIPLINA = BOM CARÁTER.

Responsabilidade emocional:

Além da presença, que é fundamental e não deve ser negociada em troca de nenhum dinheiro deste mundo, é preciso que a mãe esteja disponível para ouvir. Ela deve dar qualidade ao tempo investido no relacionamento com os filhos. A mãe não deve resolver tudo por eles, mas sim orientá-los, motivá-los e apoiá-los. Não deve haver atitudes que os exponham a situações constrangedoras.

Responsabilidade Social:

Acontece emparelhada às três responsabilidades iniciais (espiritual, moral e emocional). Aliás, tudo isso faz parte de um processo dinâmico que acontece entrelaçado pelas atitudes e posturas dos pais, especialmente à da mãe. Conduzir os filhos a um comportamento social adequado envolve tudo o que já falamos até agora.

Responsabilidade física:

A responsabilidade física fica por conta dos cuidados com a saúde dos filhos, que implica uma alimentação saudável, seguindo os horários devidos; requer hábitos de higiene e atitudes de lazer.  Deve instruí-los a lidar com estranhos e a estabelecer amizades saudáveis.

Renúncia

O que se pode falar de renúncia nessa sala da nossa vida? Pensemos primeiramente que nossos filhos não são propriamente nossos. Nós os recebemos, deles cuidamos com grande zelo, aplicamos tudo o que já abordamos anteriormente para que um dia eles possam ir, seguindo o próprio caminho e construindo a própria vida. Plenitude de vida implica saber lidar não só com esse momento de renúncia, mas também com situações diárias, quando temos de sair de cena, deixando que os filhos façam as próprias escolhas, escrevendo sua história. Temos de nos manter apenas na retaguarda da intercessão.

Ser mãe é ter a melhor responsabilidade que nos podia ser dada. É gerar a vida, dar a luz e construir histórias, conforme o desejo do nosso Amado Senhor!

Feliz dia das mães!

(Trecho extraído do livro “A plenitude da mulher cristã”)

Com carinho,
Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário