quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A BÍBLIA E AS MARGARIDAS


A vida era sombria. A esperança não existia. O medo era companheiro... até que... um livro velho, um velho livro, mas eternamente novo, mudou essa história.

Era setembro do ano de 1973, um “anjo” do Senhor presenteou meu pai com uma Bíblia já bem usada, estudada, consultada por aquele que a estimava. Meu pai a desprezou e eu a tomei para mim.

Trancada no meu quarto eu a folheava e lia, ainda que, nada entendia. Insisti, persisti em descobrir o que havia naquele velho livro. Tenho certeza, o Espírito Santo me chocava, como a galinha choca os seus pintinhos, esperando até que a vida se manifeste.

Salmos era a leitura preferida, que o coração acalentava. Mas curiosa e determinada, arriscava ler os evangelhos e aí... num certo dia o doce Espírito Santo conduziu-me ao capítulo 17 de João. Aquele seria o dia de romper a casca da morte que minha alma aprisionava. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra (João 17:20).

Meu “chocador” revelou-me: “Eu te amei e te amo, pois orei por ti antes de ir à cruz. Sei teu nome. Sei quem és e me importo com a tua vida.” Uau!!!!!!! Deus me ama! Sabe que eu existo! Ele é um Deus pessoal, amoroso, vivo, presente! Diferente de outros que me foram apresentados. Que gloriosa presença! Que amor insondável! Que doce paz! A luz resplandeceu. As trevas se dissiparam. O medo bateu em retirada. Os céus celebraram... Uma nova vida, uma vida nova desabrochou.

Mas... e as margaridas? Ah! As margaridas estavam lá naquele momento de celebração da vida. Na manhã do dia seguinte ao meu novo nascimento, com o coração em regozijo fui atraída para o canteiro de margaridas. Lá estavam elas com um branco qual nunca havia notado. Um branco que falava de pureza, a pureza que agora tomava conta do meu coração. A brisa da manhã carinhosamente as tocava, fazendo-as bailar sob o céu azul mesclado por pequenas nuvens brancas. O sol gentilmente fazia resplandecer o amarelo e branco das singelas flores. Que beleza indescritível! Esse cenário sempre esteve ali a cada ano. Como eu não o notara? O que havia de diferente para tamanha beleza? O meu coração... Meu coração estava mudado. A beleza da vida revelou-se a mim pelo amor de Jesus Cristo encontrado nas páginas da Bíblia e na singeleza das margaridas. Era primavera e o meu coração estava em festa. Esse foi o primeiro ato do Senhor na minha vida. Ah! Quantos anos eu tinha? Dezessete.

Aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. Cantares 2:12


CURIOSIDADE

Você sabia que a margarida não é uma flor? (http://diariodebiologia.com/)

A maioria das pessoas não sabe que a margarida, uma das flores mais populares de nossos jardins, pertencente à família Asteraceae, e, portanto, parente dos girassóis, crisântemos, entre outras, não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores.

Tente examinar a margarida aproximando-se bem dela. Você verá que há ali reunidas dois tipos de flores: umas formam o miolo amarelo, enquanto as outras formam a borda esbranquiçada. Mas não pense que elas crescem assim juntas apenas para que possamos admirar sua união.

Essas flores têm funções biológicas importantes quando unidas, como a de produzir néctar, atrair polinizadores, além de gerar e receber pólen. Para isso, se dividem para desempenhar essas diversas “tarefas”. Muitas começam a desabrochar das extremidades em direção ao centro, assim, enquanto as flores da periferia estão na fase feminina – durante a qual são capazes de receber pólen -, as flores mais centrais estão na fase masculina – na qual liberam seu próprio pólen. Quando muitas flores estão assim reunidas, chamamos de inflorescência. A margarida, então, assim como os crisântemos e girassóis, são uma reunião de pequenas flores que se desenvolvem de forma diferente!

11 comentários:

  1. Prezada Iara,

    Não pretendo deixar de receber seus comentários, porém não acho o SPAM a melhor forma de se evangelizar. Não se deixem contaminar por formas ilícitas desse veículo tão usual nos dias de hoje.
    Apesar de Presbiteriano sou contra termos utilizados como shows para apresentação de grupos, principalmente os da Lagoinha. Acho válido, mas temos que tomar cuidado para que não nos moldemos ao mundo. Deus não precisa disso, aliás não precisa de nós, mas sim nós dEle.
    Um grande abraço,
    Lúcio - BH - MG

    ResponderExcluir
  2. Olá Pra.Iara!! Diferente do comentário acima, creio que Deus nos deu, nesses últimos dias, várias formas de evangelizar...e a internet é uma das maneiras mais rápidas e democrática que existe. Irei compartilhar seu blog com várias pessoas mesmo por SPAM pois, conheço seu MARAVILHOSO trabalho e sei o quanto Deus te usa em nossas vidas! Demorou muito para termos essa ferramenta em suas tão maravilhosas mãos! Deus abençoe!! Carol do Vaguinho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog
    parabéns por ser esta bençao pra tantas vidas!
    agradeço pelas palavras edificantes.
    Agradeço a Deus por sua vida!
    um grande bj
    adejur (jurair e adélia}

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog irmã Iara! Fico feliz sempre que nasce um blog cristão... nossa presença na rede é importante.

    Graça e paz

    ResponderExcluir
  5. É gratificante vermos o concretizar de Deus nas vossas vidas. Sendo uma atalaia, promovendo o reino do "Pai" através de mensagens que nos levam a reflexões e atitudes para junto do "Pai". Obrigado, por mais esta ferramenta a difundir o seu reino.

    Abraços,

    Davi

    ResponderExcluir
  6. Dizem que há pessoαs que entrαm em nossαs vidαs e não mudαm nαdαα , nem nα suα propriα . mαs há outrαs que entrαm e mudαm tuudo .. e umα delαs é voce ! mesmo com α distαnciα o seu dvd,sexualidade a luz da palavra de Deus,voce sem saber mudou minha vida.
    que o senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Que experiência linda! Gostei de ler!

    ps.: Não sabia que margarida não é uma flor.
    Legal o que você escreveu lá sobre elas ;)

    ResponderExcluir
  8. Paz e gr Pastora Iara,parabéns pela abertura deste blog a internet é uma benção quando bem usado é um instrumento de evangelização que Deus abençõe o ministério de vocês.Um abraço para este casal lindo,Prs Ciro e Iara.
    Ass:Prs Gilmar e Margarida.

    ResponderExcluir
  9. Pra. Iara
    Escrevo pois tive a oportunidade de conhecer essa familia maravilhosa por intermedio da Priscila... Não me contive e fui ate o site, blog e estou maravilhada com o agir de Deus nas vossas vidas. Obrigada, pela oportunidade de conhecer esse Ministerio. Apartir de agora por aqui iremos sempre estar...
    Jesia,Aminadab e Amanda Barbosa

    ResponderExcluir
  10. Minha mãezinha querida!

    Uau! Quanta beleza nessas palavras! Fui incrivelmente abençoada ao lê-las! Que o Senhor continue fazendo das suas palavras, as palavras DEle! Amo vc!

    Com carinho,
    Sua "cheirinho"...

    ResponderExcluir