segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Quem escolhe meu cônjuge: Deus ou eu?

Boa tarde queridos (as),

Escolhi um tema bem especial para esta semana. O texto abaixo é parte de um dos capítulos do livro "Casamento com propósito" que lançei em setembro de 2011. Um livro que fala sobre o casamento como um todo, com mensagens para os casados e para você que está à espera.

Espero que sejam edificados.
Com carinho,
Iara



Não queremos aqui abrir uma discussão teológica ou filosófica em torno do assunto livre arbítrio. Partirei do pressuposto de que, se Jesus é Senhor da nossa vida, Seu senhorio deve ser estabelecido de modo prático em cada uma das nossas vivências.         

Para compreender o senhorio de Cristo, faz-se necessário compreender, primeiramente, o Seu amor, para não ter medo da vontade d’Ele para conosco. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo... 1 Deus não forçará ninguém a se casar com alguém com quem não tenha uma relação de afeto, amor, atração, identificação. A Sua vontade é sempre “boa, agradável e perfeita”.

Preocupo-me quando alguém diz que vai se casar, porque recebeu uma revelação de que tal pessoa será seu esposo ou sua esposa. Neste momento, enquanto escrevo, lembro-me especificamente de uma moça a quem atendi com um relato de casamento destruído. O rapaz apresentava sérios problemas psíquicos, enquanto ela dizia nunca ter nutrido por ele nenhum sentimento de afeto. Enfim, a vida estava um caos.  Ao perguntar-lhe por que havia se casado, ela respondeu que se casou, porque Deus falou, por meio de uma profetisa, que aquele moço seria seu esposo. Foi Deus quem falou? Essa moça estava vivendo de acordo com a vontade boa, agradável e perfeita de Deus? Claro que não! Por não conhecerem a Deus e Sua Palavra, as pessoas entram por caminhos de destruição e ainda culpam a Ele.

Querido leitor, se Deus falou com alguém, Ele vai falar com você também. Nele não há confusão. O que vem d’Ele vem revestido de doce paz, alegria e forte convicção. É preciso “julgar todas as coisas e reter o que é bom.” Quando se tem uma vida conduzida pelo Espírito Santo e um profundo anseio de ser direcionado por Ele, Ele se encarregará de apontar a direção certa.   

Além da paz, que é o árbitro em nosso coração, e da forte convicção quanto à escolha certa, faz-se necessário conferir se tal escolha não entra em choque com a Palavra de Deus.  Todas as evidências podem estar indicando favoravelmente uma determinada pessoa, mas, se esta pessoa não corresponde a um dos principais requisitos para um casamento com propósito, que é amar, servir e obedecer a Deus, o sinal tornou-se “vermelho” e não se pode prosseguir.

Quando eu era solteira, juntamente com uma preciosa amiga, orávamos buscando de Deus nosso esposo. Essa amiga havia namorado um rapaz que não era verdadeiramente cristão. Certa senhora, a quem ela respeitava, passou a lhe entregar “profecias”, dizendo que aquele jovem seria seu esposo. Mas ele, em momento algum, demonstrava interesse por Jesus e por Sua Palavra. Em conversa, no meu papel de amiga, fui enfática em dizer que reatar o namoro com aquele moço não estaria em conformidade com a Bíblia, pois o Apóstolo Paulo nos orienta a não estabelecermos alianças com quem não teme a Deus.2 Minha amiga atentou para a Palavra de Deus e continuou a orar e a esperar no Senhor. Deus salvou e transformou um jovem lá no estado do Amazonas e o trouxe para cursar Teologia em um Seminário em Belo Horizonte. Minha amiga o conheceu no Seminário e se apaixonou por ele. Foi correspondida, e estão casados há mais de 30 anos, em um casamento com propósito, servindo ao Senhor como pastores de uma Igreja no interior do Estado de Minas. Deus é fiel!
* Para adquirir "Casamento com propósito", acesse: http://www.edificandoumnovolar.com.br/site/?page_id=13


9 comentários:

  1. Amém!!!! Pra. realmente Deus é Fiel!!! Comigo também aconteceu quase a mesma coisa, Deus me presenteou com um esposo maravilhoso!!!! Nós fizemos o curso de noivos aí na IBL e nos casamos em outubro de 2011. Nós fizemos a nossa escolha e Deus aprovou e nos abençoou e nos abençoa a cada dia!!! A senhora e o Pr. Ciro são bençãos em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. "PATodas as evidências podem estar indicando favoravelmente uma determinada pessoa, mas, se esta pessoa não corresponde a um dos principais requisitos para um casamento com propósito, que é amar, servir e obedecer a Deus, o sinal tornou-se “vermelho” e não se pode prosseguir.
    PARABÉNS IRMÃ PELO MARAVILHOSO TEXTO, É O PRIMEIRO TEXTO QUE LEIO NA WEB E CONCORDO 100%, COM TUDO QUE ESTÁ ESCRITO, PRINCIPALMENTE ESTE TRECHO ACIMA, CRIEI UM GRUPO NO FACE QUE CHAMA: MINISTÉRIO DE SOLTEIROS EVANGÉLICOS EM SÃO PAULO, TENHO UM BLOG COM O MESMO NOME, ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE ESPIRITUALIZO AS COISAS DEMAIS, POIS NÃO CONCORDO QUE UM CASAMENTO QUE COMESSE SEM DEUS COM NÃO CRISTÃO VENHA DAR CERTO DESDE INÍCIO, POSSA SER QUE VENHA A DAR CERTO DEPOIS DE MUITA ORAÇÃO E MUITOS ANOS DE LAGRIMAS DERRAMADAS PERANTE O ALTAR DO SENHOR JESUS CRISTO. DEUS ABENÇOE A VIDA DA IRMÃ E QUE VENHA MAIS TEXTOS ABENÇOADOS PARA EDIFICAR A VIDA DE NÓS SOLTEIROS - TINA JESUS P RS

    ResponderExcluir
  3. ASSISTI VÁRIAS VEZES O CONGRESSO DE MULHERES DIANTE DO TRONO ATRAVÉS DA WEB. QUANDO FIZ O COMENTÁRIO ACIMA JAMAIS IMAGINARIA QUE SERIA DE UMA MULHER QUE ADMIRO PELO POSTURA E TESTEMUNHO, ENTRE SEUS AMIGOS; AGORA QUANDO FUI PROCURAR O GOOGLE FRIEND CONECT PARA ME INSCREVER NO BLOG QUE VI QUE É A IRMÃ IARA DA BATISTA DA LAGOINHA, QUE IMENSO PRAZER; CONHEÇO MAIS A IRMÃ DE OUVIR SEUS AMIGOS FALAR DO BOM TESTEMUNHO DE CRISTÃ, DO QUE A IRMÃ FALANDO, E ISTO É MARAVILHOSO; QUANDO NOSSOS AMIGOS ENXERGAM A CRISTO EM NOSSAS VIDAS...MORO NA PERIFERIA DE SP E SOU A FAVOR DO EVANGELISMO VIRTUAL TENHO UMA PÁGINA QUE CRIEI NO FACE BOOK - EVANGELISMO VIRTUAL, O LEMA É: QUE A MENSAGEM DO SENHOR JESUS CRISTO VÁ ONDE MEUS PÉS NÃO PODEM IR...GRAÇA E PAZ DO NOSSO AMADO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO...TINA JESUS P RS

    ResponderExcluir
  4. Adquiri este livro e já recomendei para várias amigas. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Amo os seus ensinamentos de Deus, pastora Iara! Abraços...Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  6. Amo os seus ensinamentos de Deus, pastora Iara! Abraços...Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  7. Amo os seus ensinamentos de Deus, pastora Iara! Abraços...Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  8. Boa palavra. É triste como há crentes que acreditam nessas "profecias" ou que simplesmente seu cônjuge está destinado, algo como "escrito nas estrelas".

    ResponderExcluir
  9. Acreditar em profecias não é o problema aqui.o problema maior é a falta de conhecimento,pois quem escolhe é vc mas tem que observar alguns padrões de comportamento da criatura, mas Deus abençoe a escolha feita com observação e obediência.

    ResponderExcluir