quinta-feira, 26 de julho de 2012

Valorizando a família

Queridos (as)
Bom dia!
Há alguns meses escrevemos sobre o tema "Valorizando a família" para o Jornal Atos Hoje da Igreja Batista da Lagoinha. Gostaria de compartilhar com vocês esta realidade. Juntos podemos fazer toda a diferença.
Deus os abençoe!!
Com carinho,
Iara




Meu coração enche de saudades quando me lembro da minha família na época em que eu era criança ainda. Quantos momentos preciosos eu passei na cozinha de casa, ao redor da mesa, ouvindo papai e mamãe contar histórias. Eram importantes também as “broncas” que levávamos ali. Nunca me esquecerei daquele tempo. Estudar, brincar e viver com a família. Minha vida era simples, tínhamos alguns problemas, mas como eu era feliz!

A adolescência chegou, e apesar de muitas mudanças dentro e fora de mim, fazia toda a diferença voltar para a casa da escola e ter meu pai e minha mãe, dispostos a me ensinar, a me educar a me amar. Como isto teve valor para mim!

Tivemos a oportunidade, eu e Ciro, de criar Isabella e Alexandre assim. Ao redor da mesa, conversando sobre os altos e baixos da vida. Vivendo no caminho do Senhor, plantando a semente de vida para que, quando adultos, eles não se desviassem. Mas confesso, em muitos momentos sei que nossos filhos (hoje adultos e casados, para a glória de Deus) entravam em choque com o que seus amigos viviam em casa.

As casas hoje, digo casa porque acredito que lar é lugar de amor, refúgio e crescimento, são frutos de uma sociedade que não valoriza a família. Cada um tem o seu computador, algumas casas nem tem mesa para as refeições, os horários não coincidem e pais e filhos passam dias sem se ver.

E o agravante de tudo isto é que os jovens que foram e estão sendo criados assim, vão gerar famílias ainda mais distantes, sem laços e sem amor. A sociedade hoje fala de uma liberdade que eu não conheço. As crianças são despertadas para o sexo ainda cedo, elas têm controle sobre o que querem e não querem fazer. Algumas até já controlam a mesada que recebem gastando com aquilo que é prioridade para elas.

Mas confesso, liberdade para mim era poder correr, brincar e ter a certeza de que meus pais estavam olhando por mim. Indiferente da situação, de perigo ou de mudança, eu tinha a certeza de que eles me protegiam e queriam o melhor para mim.

Meu coração dói de pensar como uma jovem que perde a virgindade ainda criança, larga a escola e vive nas baladas será uma boa mãe e esposa se ela chegar a se casar? Ou como um homem pode ser o guardião de sua casa, cuidando de sua família se ele se envolveu bem cedo com drogas, mentiras e promiscuidades, muitas vezes debaixo dos olhos dos pais?

Sabe de onde vem a luz? Da Cruz. Somente através de Jesus podemos mudar estas histórias. Mas e aqueles que escolherem viver a vida como aprenderam? E aqueles que vivem a vida sem esperança, morrendo um pouco a cada dia? Esta é a sociedade em que vivemos. Sem esperança, sem visão de futuro, apenas vivendo loucamente cada dia.

E isto tem gerado nos corações o desejo por não se ter uma família.

“Para que viver com meus pais, dentro de regras e limites, obedecendo a eles? Eles são caretas, só querem pegar no meu pé” - e assim mais uma jovem vai morar fora de casa e se entregar ao que acha que é bom.

“Eu sou homem, ganho meu dinheiro e quero curtir a vida. Não preciso de ninguém para mandar em mim. Casar? Jamais” - e assim menos um filho em casa, recebendo amor e cuidado. O que poderá dar para as pessoas com quem se relacionarem?

“Sou muita nova, vou deixar esta criança na lixeira, alguém vai cuidar dela. Tenho muita coisa para viver ainda” - duas vidas destruídas por falta de amor.

“Mas minha mulher é chata e já não é tão bonita como antes, adultério é normal entre os homens, vou apenas dar umas saidinhas” - mais um casamento destruído.

A desvalorização da família é uma das características da sociedade de hoje. Por conta disto, estamos vendo tanto assassinatos, escândalos, adultérios, roubos, promiscuidade...

Cabe a nós, buscar minuto a minuto a restauração do valor da família. A família é a base da sociedade, e famílias desestruturadas geram uma sociedade abalada. Jesus pode mudar esta realidade.

2 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE E VERDADEIRA A REFLEXAO DA PASTORA..PARABENS..QUE DEUS CONTINUE ABENCOANDO-A!
    PAZ DO SENHOR JESUS!!
    SILVIA COSTA

    ResponderExcluir
  2. ô Deus, como parte do povo que se chama pelo Teu nome, eu clamo SARA A NOSSA TERRA, cure as famílias e ajude-nos a ser parte disso.

    ResponderExcluir